11 de agosto de 2011

Protesto Contra o Aumento Salarial dos Vereadores (10/8)

Estudantes secundaristas e universitários, professores da rede estadual e funcionários municipais pararam a sessão da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo (SP) nesta quarta-feira contra o aumento de salário votado pelos vereadores. O protesto foi marcado pela falta de democracia por parte dos vereadores que não permitiram nenhum representante das entidades presente falar no plenário, porém por conta da pressão dos manifestantes que exigiam com palavras de ordem o espaço à fala, os vereadores tiveram que ceder e suspenderam a sessão para se reunirem com os manifestantes.


Na reunião, o presidente da Câmara Hiroyuki Minami (PSDB) alegou que, na verdade, os vereadores não votaram o aumento, só ratificaram a decisão do aumento dos parlamentares feito na esfera federal e que o aumento ainda não se concretizou, pois o dinheiro está num fundo de reserva aguardando aprovação juridica. Se aprovado os vereadores neste mesmo mandato receberão todo o dinheiro do fundo, independente se neste ou no próximo mandato, fato é que os vereadores passarão a receber mais 6 mil reais em seus salários. Os manifestantes exigiram que os vereadores abrissem mão deste aumento de salário e denunciaram a falta de participação popular nessa discussão e disseram que era necessária uma audiência pública.

Além do aumento esta semana sairá o edital de reforma do prédio da Câmara Municipal da cidade, que custará R$ 36 milhões. Isso fez parte das denúncias dos manifestantes, mas também não houve nenhuma resposta concreta.

Os vereadores mais uma vez mostraram a falta de diálogo com os trabalhadores e estudantes e como a Câmara se coloca muito distante das necessidades da população. É preciso seguir exigindo a revogação do aumento e agora a suspensão dessa reforma milionária, na luta contra os abusos dos parlamentares de São Bernardo do Campo.

Veja fotos do protesto no facebook, Clique Aqui.