30 de setembro de 2011

Comitê Regional da Campanha pelos 10%

REUNIÃO do Comitê Regional da Campanha "10% do PIB pra educação já"

A educação brasileira vai de mal a pior, e a realidade todo mundo conhece: nossas escolas estão abandonadas, faltam professores, a violência aumenta, o índice de analfabetismo continua alto (9%), a evasão sobe (13,2%), o ensino superior continua elitizado e atende apenas 14% dos jovens, enquanto a privatização e a mercantilização do ensino cresce vertiginosamente. A juventude pobre não tem acesso a uma educação gratuita de qualidade, e os ricos continuam sendo privilegiados.
A contradição é que o Brasil está crescendo, às custas dos trabalhadores, e a população não está ganhando nenhuma fatia desse bolo. Ao invés disso, o governo destina 49% do orçamento federal para o pagamento da dívida externa e interna, e corta cerca de R$ 60 bilhões das áreas sociais para favorecer banqueiros e empresários, sendo que R$ 3 bilhões saíram das verbas da educação.
O novo PNE (Plano Nacional de Educação) do governo Dilma apenas mantém essa lógica, na medida em que propõe um investimento irrisório de 7% do PIB para daqui 10 anos, enquanto expande o ensino à distância e toma outras medidas que aprofundam o sucateamento da educação.
A educação não pode mais esperar! É preciso exigir imediatamente 10% do PIB para a educação e dizer não ao novo PNE do governo, que mantém a lógica de privatização e degradação das escolas e universidades públicas. Somente com a união de estudantes, professores e a população em geral é que vamos conseguir conquistar uma melhoria nessa realidade. 

Vamos construir uma grande campanha pelos 10% do PIB pra educação e contra o novo PNE do governo! Participe do Comitê Regional da Campanha:

Dia 08 de Outubro, às 16:30
Na Fundação Santo André 
(Prédio da FAFIL)