8 de dezembro de 2011

Plebiscito na UFABC

Por Lígia Gomes.
Bom dia a todos,

O comitê da campanha "10% do PIB para a Educação Pública, Já!" na UFABC agradece a toda a comunidade acadêmica pela participação na votação no dia 6/12. Agradecemos particularmente àqueles que se dispuseram a trabalhar como mesários ou na apuração dos votos.

Ao todo tivemos 789 votos, sendo 784 favoráveis a aumentar imediatamente o investimento brasileiro na educação para 10% do PIB e 5 votos contrários. O resultado é muito importante para nos juntarmos a outros locais no Brasil inteiro que também fizeram o plebiscito e exigirmos esse investimento. É mais importante ainda se lembrarmos que está no Congresso Nacional, bastando ser aprovado no Senado e depois sancionado pela Presidente Dilma, o novo Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê 7% do PIB para educação em 2020, meta aliás, já prevista no PNE que terminou em 2010 e não atingida, pois ainda hoje dedicamos apenas 5% do PIB para a Educação, e uma parcela importante disso vai para a educação privada.

Também compreendemos que a realização do plebiscito na UFABC foi um importante exercício da democracia nessa Universidade, foi a primeira votação aberta a todas as pessoas que fazem parte de nosso dia-a-dia, alunos, TAs, docentes, funcionários terceirizados e comunidade externa, e mostra nosso comprometimento com a construção dessa universidade e com a educação pública brasileira.

Por fim, consideramos que a luta por ampliar os investimentos na educação pública até 10% do PIB é fundamental para que possamos, na UFABC, atingir nosso objetivo de democratizar o ensino superior com qualidade, i.e., com boas condições de trabalho para docentes e TAs, com estrutura adequada para as aulas e para os estudos dos alunos, com incentivo e liberdade para as atividades de pesquisa. Sabemos que a ampliação do investimento, por si só, não é suficiente para resolver todos os problemas da educação brasileira, sabemos que há outras batalhas tão importantes quanto a luta por recursos, como a autonomia universitária e a luta pela gestão democrática das instituições educacionais. Mas aumentar o investimento na educação pública é a primeira medida, absolutamente necessária, e é algo que poderíamos fazer desde agora, pois está relacionado às riquezas que já produzimos e que queremos decidir onde utilizar.

Comitê local da campanha "10% do PIB para a Educação Pública, Já!".