2 de fevereiro de 2012

Reitoria da FSA fecha espaço dos estudantes.

Nota do Diretório Acadêmico Honestino Guimarães

Em plenas férias escolares, os estudantes foram surpreendidos por mais uma ação autoritária da reitoria de Cacalano. Tapumes de madeira cercavam o espaço do Diretório Acadêmico, e o argumento utilizado pela reitoria era de que o espaço estava fechado para uma suposta “manutenção da rede elétrica”.

Nós, do Diretório Acadêmico, esclarecemos desde já que não fomos comunicados em momento algum da suposta reforma que estaria sendo realizada no espaço do D.A., e que até o último minuto a reitoria mentiu deliberadamente e escondeu o que estava acontecendo.
Todos devem ter recebido o e-mail no qual a reitoria alega que fez melhorias no espaço do DA, e que esta era uma reivindicação antiga dos estudantes. A nossa reivindicação era a de que o espaço precisava ser reformado, e não substituído por um arquivo morto!
A “suposta reforma” da reitoria na verdade significa a remoção do espaço dos estudantes para uma sala minúscula, pra onde foram levados objetos pessoais sem o consentimento de ninguém. A reitoria não está atendendo a nenhuma reivindicação dos estudantes, pelo contrário, está agindo a revelia de todos nós, retirando um espaço dos estudantes sem dar nenhuma explicação e inventando mentiras sobre o ocorrido.

Isso é inadmissível!

Os estudantes estão sendo privados de um espaço que é seu de direito há anos. O Diretório Acadêmico, enquanto entidade representativa legitimamente eleita pelo corpo discente, existe justamente para representar os alunos e seus direitos, e esse é um ataque direto ao nosso livre direito de organização. A reitoria quer se livrar daqueles que podem representar alguma ameaça aos seus projetos. Quer se livrar daqueles que reclamam contra o aumento das mensalidades, daqueles que exigem melhores condições de ensino e daqueles que procuram participar da vida da universidade.
Seja para a gestão atual ou seja para uma futura gestão do D.A., este é um ataque que diz respeito a todos nós, e precisamos responder imediatamente.
Se permitirmos que a reitoria faça o que bem entende e haja de forma autoritária arrancando dos estudantes o seu espaço e o seu direito de livre organização, vai ser um passo para que a situação da FSA só piore. Depois da privatização do estacionamento, virão novos aumentos de mensalidades e quem sabe até a privatização completa da FSA.

É por isso que estamos convocando todos os alunos da FAFIL para uma reunião ampliada e um ato nesta sexta-feira, dia 03/02, às 19hrs.

A reitoria não pode fazer o que bem entende e fingir que não existem alunos na FSA. Nós existimos, nós pensamos, e nós vamos lutar contra essa arbitrariedade!